Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Olimpiadas: Marcheting comunista

O mundo está a espera de um dos maiores espetáculos do mundo, as olímpidas de Pequim, na China. A s imagens que são mostradas a nós, que ficamos atentos do outro lado da telinha, são de um nação maravilhosa, com lugares incríveis e uma invejável cultura de saltar os olhos. Pois bem, questiono como isso acontece, assim de repente os chineses fizeram desaparecer a enorme linha de pobreza que existe no país, talvez existam aqueles que digam que a região onde irão ser realizados os jogos, a pobreza seja algo muito raro, talvez. É sabido que indo em direção ao Tibete, isto pelo território chinês, a pobreza é acentudíssima, chega ser abissal a diferença na qualidade de vida existente entre uma região e outra, e a isto se soma o exôdo rural, que logo se vê, não é um mau só brasileiro, o que ajuda equalizar tanta gente em regiões onde os jogos irão acontecer e próximas a elas também.
Pior que esconder a pobreza de seu povo, é obrigar a fazê-la. Canais de tv, rádio e outras mídias existentes, farão a cobertura das olimpiadas, ou serão cobertos por ela? O governo chinês controla tudo, dos meios de comunicação convencionais até a Internet, que terá acesso controlado nos jogos,isto pode ser um atenuante quando se fala em mostrar a verdadeira face do país dos jogos olímpicos, os repórteres que se cuidem, "manda que pode e obedece quem tem juízo", este parece ser o lema do jornalismo olímpico.
A delegação brasileira é a maior de todos os tempos,parece ter boas chances de conquistar algumas medalhas. Mas o maior aprendizado, além de competir, pode ser outro. Como disse no inicio desse humilde texto, Pior que esconder a pobreza de seu povo, pior é obrigar a fazê-lo. Como vocês sabem o Brasil e candidato a sediar uma olimpíada, a copa já está confirmada, será em 2014, parece muito tempo,mas passa muito rápido. Fico imaginando o que farão nossas autoridades para maquiar as favelas do rio, os tiroteios constantes que nos é noticiado todos os dias na tv, o que farão para esconder esse cenário em baixo do tapete. Pois bem, tenho uma ideia, não seria o caso de exportar organização " MADE I CHINA", já que lá a sujeira foi toda para sabe-se lá onde, seria uma ótima saída.........eu vou mas eu volto...............

Nenhum comentário: