Powered By Blogger

domingo, 11 de julho de 2010

Toda copa tem seu fim

Hoje terá fim mais uma copa do mundo. A África do Sul mostrou ao mundo a sua capacidade de organizar uma copa do mundo. mesmo com todos os seus problemas sociais ainda presentes e que que não foram maquiados ao mundo, o que fora mostrado pela televisão, não apagou de forma alguma o primeiro mundial disputado no continente africano.

O que aprender com os africanos? que legado eles nos deixam para 2014? Assim como na África do Sul, os problemas sociais e estruturais eram e ainda são muitos grandes aqui no Brasil. A demora em começar a resolvê-los tem assustados os grandes da FIFA, principalmente no que se trata aos estádios de futebol, são Paulo que até então era uma das sedes, inclusive para a abertura do mundial, acabará descartada por que não apresentou um projeto condizente com o esperados pela FIFA.

O carisma, a capacidade do brasileiro em improvisar e se superar, com certeza irão fazer com que os problemas sejam superados. Mas apenas com boa vontade, não chegaremos a lugar algum. Os poderes públicos tem mais tumultuado o início das obras do que ajudado. A burocracia tem sido o maior obstáculo para que os estádios tenham o começo de suas restaurações ou que seja dado o pontapé inicial para a construção de novas arenas para a disputa do maior campeonato de futebol, do mundo.

O envolvimento de todos nesse mega evento, é impressindível. Tantos políticos como os cidadãos terão de dar sua contribuição. Só queremos saber quem pagará a conta depois, e ainda, se tais melhorias, tanto em aeroportos, rodovias, metros, estádios e tantas outras que irão ocorrer, terão continuidade após o término do mundial. Ou teremos que fazer uma copa a cada quatro anos para termos algum conforto em nossas cidades?

Nenhum comentário: